Uma visão pessoal da Psicanálise

Freud: “Um dia, em retrospecto, os anos de luta lhe parecerão como os mais bonitos”.

Freud acreditava que era possível curar as pessoas do sofrimento causado por emoções e pensamentos reprimidos por meio da Psicanálise. E o que é a Psicanálise?

Minha experiência com meus pacientes me levou a ver a Psicanálise como um caminho para a autocompreensão e a autorrealização. Mais do que tratar um transtorno ou um sintoma, meu objetivo é devolver ao paciente a capacidade de se reconectar com aquilo que ele é em sua essência: um ser humano dotado de qualidades e talentos e com um potencial para o crescimento e a realização pessoais.

Muitas vezes, a pessoa ignora essa verdade simples e fica presa no medo, na angústia e na dúvida. O mais importante é não permitir que nossos fracassos e nossas fraquezas nos definam. O papel da Psicanálise é criar condições para que o paciente não esqueça essa lição básica.

Para mim, a Psicanálise é também um itinerário: a pessoa é levada a aceitar a própria história, com suas vitórias e derrotas, alegrias e tristezas, promessas e decepções, e a reconhecer seu valor. Como disse Freud: “Um dia, em retrospecto, os anos de luta lhe parecerão como os mais bonitos”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo